25.7.06

GOSTAR DE HÓQUEI (4) - A Taça dos Campeões Europeus de 1980

No final da temporada de 1979-80 o Benfica festejou novo campeonato e nova taça, mas seria a nível internacional o meu primeiro grande desgosto hoquio-benfiquista.
Depois de ultrapassar o Laverda de Itália (apesar da derrota em casa por 1-2), o La Vendeene de França (com duas goleadas) e o então bastante forte Lichstad da Holanda (onde jogavam três irmãos mais Habraken, e que arrancou um empate na Luz 3-3, perdendo em casa 3-5), o Benfica chegava à final da Taça dos Campeões Europeus. Pela frente tinha o super Barcelona, que na primeira mão venceu no Palau Blau Grana por 5-2, depois do Glorioso se ter adiantado no marcador e chegado a 0-2. Apesar do resultado negativo, tudo permanecia em aberto para a segunda mão na Luz.
Em casa, num pavilhão a rebentar pelas costuras, o Benfica foi derrotado por 3-6 por uma equipa que iria repetir o triunfo na prova por oito vezes consecutivas. Foi uma enorme desilusão. Para a história ficam os cincos das duas equipas: Benfica- Ramalhete, José Carlos, Fernando Pereira, Picas e Piruças; Barcelona- Trullols, Villacorta, Vila-Puig, Torres e Centell.
Tal como no futebol, no hóquei o Benfica perdeu várias finais da principal prova de clubes da Europa, com a diferença que neste nunca chegou, lamentável e azaradamente, a vencer a prova.
Se era preciso também uma dolorosa derrota para cimentar a minha paixão pela modalidade, aí estava ela.

2 comentários:

  1. Anónimo13.8.06

    This site is one of the best I have ever seen, wish I had one like this.
    »

    ResponderEliminar
  2. Anónimo18.8.06

    Very pretty site! Keep working. thnx!
    »

    ResponderEliminar