24.7.06

DIFERENÇAS DE MATURIDADE

Quando se aposta no rejuvenescimento de uma equipa, criam-se bases para o futuro, mas corre-se o risco de comprometer um pouco o presente.
Não se pode dizer que a participação da selecção nacional neste Europeu tenha sido comprometedora, embora de acordo com o nosso palmarés e prestígio alcançado na modalidade, só o título seja um resultado positivo. Mas é indiscutível que no momento da verdade – e esse aconteceu sexta-feira à tarde com a Espanha – a inexperiência de grande parte dos jogadores portugueses fez-se sentir, e foi ela que ditou o nosso afastamento da final.
Nesse jogo, foi notória a diferença de “andamento” entre uma selecção no seu mais elevado grau de maturação (que ainda poderá durar mais dois ou três anos), e outra, com um ou outro elemento mais experimentado, mas na sua maioria constituída por jovens, parte dos quais estreantes.
Nos primeiros vinte minutos, sem grandes riscos de parte a parte, o equilíbrio foi-se mantendo, mas aquele golo logo aos vinte segundos do segundo tempo, seguido de outro pouco depois, desconjuntou por completo a equipa nacional, que daí até final não conseguiu disfarçar o sofrimento e a intranquilidade de quem não sabia dar a volta à situação - sentindo-se a isso obrigada - lutando simultaneamente para evitar uma goleada, que por momentos chegou a dar a sensação de poder vir a tornar-se histórica.
A Espanha foi gerindo o resultado, defendendo como só ela sabe, e partindo em rápidos contra-ataques onde nem precisou do Pedro Gil dos grandes dias, para semear constantemente o perigo junto as redes de Carlos Silva.
Cinco a um no final espelha bem o que se passou.
Esta selecção nacional tem futuro (há ainda jogadores como Pedro Afonso, Rui Ribeiro ou Carlos Martins que ficaram de fora), e poderá já no Mundial de Montreux dar um sinal mais consistente das suas capacidades discutindo com a Espanha (veremos por quanto tempo mais consegue manter este nível) o título, pois a Itália parece estar em vias de iniciar uma travessia do deserto.
Viva o futuro !

1 comentário:

  1. Anónimo12.8.06

    Interesting site. Useful information. Bookmarked.
    »

    ResponderEliminar