25.7.06

GOSTAR DE HÓQUEI (3) - Recordações 1977-1980

Em 1977 assisti ao meu primeiro jogo de hóquei em patins pela televisão. Numa transmissão directa do já inexistente Pavilhão de Alvalade (algures onde hoje se situa a estação de metro do Campo Grande), recordo-me de ver o Sporting bater o Villanueva de Espanha por 6-0 na primeira mão da final da Taça dos Campeões Europeus, que conquistaria facilmente após nova vitória na Catalunha.
Faltava-me contudo ainda um Benfica ganhador, para me empurrar definitivamente para os braços desta belíssima modalidade.
Na temporada de 1978-79, depois de um tetra campeonato leonino, clube da Luz inicia um ciclo de três títulos nacionais consecutivos, julgo que todos eles acompanhados de taças (uma tri-dobradinha portanto), de vitórias nos torneios de abertura da A F.Lisboa, e apimentados com uma presença na final da Taça dos Campeões. Era a equipa de Ramalhete, José Carlos, Fernando Pereira, Picas e Piruças, depois reforçada com Cristiano e Leste, e por onde passaram também Casimiro e Jorge Vicente (ambos já em fim de carreira), José Virgílio e o guarda-redes António Fernandes.
Não recordo com precisão o primeiro jogo do Benfica de que ouvi falar, mas suponho que tenha sido um Benfica-F.C.Porto do qual vi apenas uma fotografia a preto e branco nas páginas de “A Bola”, penso que em 1979. Recordo-me da final da taça frente ao Sporting, da qual ouvi o relato num sábado ao fim da tarde.
As primeiras imagens que vi em televisão de um jogo nacional foram de um Sporting-Valongo de 1978-79, num programa desportivo que a RTP2 transmitia ao domingo à tarde, e que terminava com uma ligação em directo para a transmissão da parte final de um qualquer jogo de qualquer modalidade que não o futebol, muito embora o basquetebol (ainda nos tempos de Albuquerque) e o andebol (de Brito e João Gonçalves), comentados respectivamente pelo saudoso prof. João Coutinho, e prof. João Barata, preenchessem a maioria desses espaços.
A temporada de 1979-80 foi a da completa adesão à causa hoquista. Já falei neste espaço do Europeu de Barcelona, mas logo com o então bastante acompanhado torneio de abertura me habituei a ouvir os relatos da modalidade nas noites de terça e quinta feira, da mesma forma que ouvia o futebol aos domingos.
Nessa época de 1979-80, disputou-se também um Europeu de juniores em Barcelos (não estou certo mas penso que foi esta competição que estreou o pavilhão), onde se revelou a dupla Vítor Hugo e Vítor Bruno - que com Serra, Saraiva, Domingos Carvalho e João Rodrigues formavam a selecção nacional que arrecadou o trofeu, batendo a Espanha na final por 2-1- cujas estações de rádio acompanharam amplamente (actualmente os jornais desportivos nem uma linha dedicam às competições de jovens, como se pode confirmar hoje mesmo, com o Europeu de Sesimbra já a decorrer).

1 comentário:

  1. Anónimo17.8.06

    Nice idea with this site its better than most of the rubbish I come across.
    »

    ResponderEliminar