13.1.07

O REGRESSO DA EUROPA

No dia em que F.C.Porto e Óquei de Barcelos têm importantes compromissos europeus respectivamente perante Réus (em casa) e Barcelona (fora), importa relembrar o brilhante palmarés que estes dois emblemas têm na competição máxima de clubes do hóquei patinado europeu.
Os Dragões já foram 2 vezes campeões europeus (1986 e 1990), marcando presença em 9 finais da prova (perdendo 7 portanto). Disputaram 135 jogos e venceram 88, empatando 16 e perdendo 38. Marcaram na Taça/Liga dos Campeões 727 golos e sofreram 403.
A equipa minhota por seu turno foi campeã europeia em 1991, disputando mais 2 finais. Realizou ao todo 79 jogos vencendo 45, empatando 9 e perdendo 25. O Óquei marcou na prova 437 golos e sofreu 258.
Recorde-se que o Sporting também foi campeão europeu (em 1976), e o Benfica foi a 5 finais, perdendo-as todas. O Desportivo de Lourenço Marques disputou a final de 1974.
Valongo, Oliveirense, Paço de Arcos e Juventude de Viana foram as outras equipas lusas que marcaram presença nesta competição desde que ela foi criada em 1966.
O Benfica conseguiu a maior goleada das equipas portuguesas nesta prova, batendo por 36-1 a modesta equipa do VRC em 2002.

Já agora lembra-se também que perante os adversários de hoje o palmarés é o seguinte: O Óquei de Barcelos jogou com o Barcelona 6 vezes e apenas alcançou uma vitória (em 2002). O F.C.Porto por sua vez enfrentou o Réus em 7 ocasiões vencendo 4, empatando 1 e perdendo em 2 .
Resta então desejar boa sorte às equipas do nosso país.

2 comentários:

  1. Pois, o resultado não foi grande coisa mas não deixa de ser normal, não há nada a lamentar:

    FC Barcelona 6 - OCB 2.

    Nesse ano de 2002 em que o OCB venceu o Barcelona pela única vez, mais tarde, na final da competição, em Guimarães, perdeu dramaticamente a 34 segundos do fim do prolongamento por 1-2! Foi o Cairo que desfez o sonho. Foi a derrota mais triste que me lembro!

    Continuação de um bom trabalho!

    ResponderEliminar
  2. Está tudo em aberto.

    Lembro-me bem dessa final four. O Benfica foi a vítima da véspera, perdendo também com os catalães por 2-4 no prolongamento, depois de estar a perder 0-2 e ter conseguido empatar nos últimos instantes com golos de Gaidão e Ricardo Pereira.

    No ano anterior em Sevilha, o Óquei também havia sido afastado pelo Barça mas nas meias finais, depois de estar a vencer também até perto do final.
    O Benfica foi então eliminado no desempate por grades penalidades com o Liceu da Corunha depois de empatar a 3.

    ResponderEliminar