
Campeões europeus em 1986 e 1990, os Dragões não mais voltaram a levantar o troféu apesar de terem desde então estado presentes em 6 (!!!!) finais.
Para alcançar o objectivo a que se propõem, os comandados de Franklim Pais terão de ultrapassar já esta tarde o fortíssimo Barcelona nas meias-finais.

A equipa catalã, com o impressionante curriculo de 16 títulos europeus, lidera destacadamente a liga espanhola e é talvez o principal candidato à vitória nesta final-four. Orientada pelo antigo internacional Pauls, o Barça conta com um plantel riquíssimo onde avultam nomes como os irmãos Paez, o também argentino Carlos Lopez, além dos internacionais espanhóis Egurrola,
Panadero, Masoliver, Borregan e Ordeig. Para esta partida pode-se dizer que o favoritismo está do lado do Barcelona, embora o F.C.Porto também tenha as suas armas.

O jogo disputa-se às 18.15 e tem transmissão directa da RTP2.
A outra meia-final põe frente a frente a equipa da casa, os campeões mundiais do Bassano de Luís Viana e Ricardo Pereira, e o Vic de Espanha, carrasco do Óquei de Barcelos na fase de grupos. A grande final disputa-se no domingo, e caso o F.C.Porto esteja presente também terá transmissão em directo na RTP2.
Recordemos que para além do F.C.Porto, também Barcelos e Sporting já lograram alcançar este título. O Benfica, mau grado a presença em 5 finais, nunca conseguiu sagrar-se campeão europeu.