23.12.06

GOSTAR DE HÓQUEI (7) - Equipa Maravilha

Apesar de ser benfiquista, esta é a primeira equipa de hóquei que me recordo: Sporting campeão europeu 1977 (Rendeiro, Livramento, Ramalhete, Chana e Sobrinho).
O primeiro jogo de hóquei que vi (na televisão, e a preto e branco) foi a 1ª mão da final dessa Taça dos Campeões: Sporting-Villanueva 6-0.

2 comentários:

  1. Ainda hoje, o Sporting tem o melhor palmarés europeu do Hóquei português! É curioso porque já leva muitos anos sem a modalidade, o que quer dizer que os outros clubes não têm vencido nada...

    Aquando da final 4 da Liga dos Campeões 2002, em Guimarães, falei com um senhor da cidade berço que estava a assistir aos jogos. Disse-me que gostava de Hóquei desde que esteve em Lisboa, na tropa, na altura em que o Sporting venceu a Taça dos Campeões. Disse-me que esteve nessa final em Alvalade e que nunca se há-de esquescer; o pavilhão que estava quase a rebentar com tanto povo dentro, quando era golo, então, era infernal... Parece que essa equipa do Sporting era mesmo um mito; o Pedro Alves, ainda hoje, considera o Chana como o ídolo dele!

    Estas grandes noites europeias foram-se perdendo por todo o Portugal...

    Cumps.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo4.1.07

    É verdade.

    Embora o F.C.Porto e o Óquei tenham depois sido também campeões europeus, a nivel de clubes o hóquei português sempre foi algo azarado.
    Veja-se por exemplo quantas finais europeias perderam Porto e Benfica.

    Nos anos 70 (e algumas décadas antes ainda mais) o hóquei rivalizava com o futebol. Este, embora muito popular, não tinha o extremo mediatismo que tem hoje, até porque o espaço mediático (sobretudo ao nível da televisão) nada tinha que ver com a realidade actual. Aquele por seu lado beneficiava da sua grande adaptabilidade ao espaço radiofónico, que era então o grande veículo de divulgação do desporto de competição.
    Tinhamos então relatos de futebol e de hóquei, e nem um nem outro apareciam na televisão.

    Essa divulgação arrastava naturalmente mais pessoas aos pavilhões, numa época em que o desporto televisivo se cingia ao Torneio das 5 Nações em raguebi, à Final da Taça de Inglaterra em futebol e aos Saltos de Ski no dia de Ano Novo.


    Recordo por exemplo que a propósito dessa vitória dos leões (que eu tenho imensa pena de terem abandonado a modalidade) foi inclusivamente publicada uma revista especial com fotografias e comentários de todos os jogos da caminhada para o título (Montreux, Voltregá e Villanueva) e um poster gigante da equipa. Julgo que era uma edição especial do "Golo".
    Li e reli mas infelizmente perdi-lhe o rasto.

    A propósito, e como as recordações são como as cerejas, lembro-me que o jogo disputado no recinto do Voltregá foi jogado ao ar livre e perante uma enorme chuvada, com o ringue encharcado. Inacreditável.
    O Sporting perdeu naturalmente por 5-2 pois os espanhois estavam habituados aquela situação.
    Em Alvalade Sporting 8 Voltregá 3.

    ResponderEliminar