21.8.06

UMA PENA !

É já um dado adquirido: o Benfica não vai participar na próxima edição da Liga dos Campeões. Os responsáveis encarnados apontam factores financeiros como estando na base da decisão de desistir da prova, adiantando que o dinheiro que o clube poupará em inscrições, deslocações e estadias, reverterá para reforço do plantel com vista à conquista do título nacional – designadamente com as contratações de Vítor Hugo e Tó Silva.
Não estando na pele da direcção benfiquista, é difícil, enquanto adepto do hóquei e do clube, aceitar esta decisão.
O Benfica é, em todo o mundo, o clube que há mais tempo pratica a modalidade. Nunca foi campeão europeu (um desafio sempre adiado), tendo estado contudo em cinco finais da principal prova de clubes do mundo, e conquistado uma Taça Cers. Portugal tem o peso que se sabe no hóquei em patins internacional.
Se no Voleibol, no Basquetebol ou no Andebol se entende que as competições europeias acrescentem pouco ao prestígio do clube – mau grado a rodagem competitiva que proporcionam aos atletas – no hóquei ou no futsal representam uma generosa oportunidade de afirmação europeia, bem como a oportunidade de conquista de títulos internacionais.
No caso particular do hóquei, com alguma sorte nos acasalamentos, é relativamente acessível a qualquer equipa portuguesa estar presente numa “final four” europeia (o F.C.Porto está lá quase sempre, Barcelos e Oliveirense já lá estiveram também, para além das várias presenças do próprio clube da Luz), onde tudo pode acontecer. Acresce a este aspecto, digamos que estrutural, um outro conjuntural e que se prende com o actual relativo apagamento do outrora grande tubarão desta prova, o Barcelona, e o previsível desgaste da veterana equipa detentora do título, o Follónica. Ou seja, a Liga dos Campeões desta época será talvez uma das mais abertas dos últimos anos, onde um Benfica mais maduro poderia ter uma palavra a dizer.
A direcção encarnada, por aquilo que tem feito pelas modalidades do clube, merece o benefício da dúvida nesta estanha decisão. Só ela saberá em rigor a real situação financeira das várias secções, e a conquista do título nacional também é um objectivo importante. Mas a verdade é que esta desistência representa um murro no estômago de todos os benfiquistas amantes da modalidade, não se podendo compará-la à não participação na Top Teams Club de Voleibol ou a outra qualquer não participação internacional. Julgo que até agora, no historial do clube da Luz, só nos sinistros tempos de João Vale e Azevedo o Benfica havia desistido de uma prova europeia de hóquei.
Espera-se agora que esta desistência não passe de uma mera decisão político-económica, e não represente o início de uma nova crise na secção, o que seria a todos os títulos lamentável, quer para o clube, quer para uma modalidade que não vive propriamente nos seus melhores dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário